23.6.10

Divergências em Jerusalém

De Ehud Barak, 68 anos, Ministro da Defesa de Israel, sobre o projeto da prefeitura de Jerusalém de demolir 22 casas de famílias palestinas na parte oriental da cidade, anexada desde 1967: “não é a primeira vez que [as autoridades municipais] demonstram falta de bom senso e de timing” (Barak é o único ministro de centro no atual gabinete israelense, direitista).


Local onde a prefeitura de Jerusalém quer construir um parque

De Shimon Peres, 86 anos, presidente de Israel, em entrevista ao jornal Los Angeles Times:

[ sobre o declínio, que a muitos parece definitivo, do Partido Trabalhista e da esquerda israelense]

" Esse é um julgamento precipitado. Em outros países, a diferença entre esquerda e direita é econômica e social. Em Israel, tinha sido “dois Estados” [a posição da esquerda] ou “um Estado” [a posição da direita]. Acontece que a direita adotou o lema da esquerda [ apoiando um Estado palestino] e isso confundiu a diferença. De modo que a esquerda acha que venceu ideologicamente, mas não está vencendo politicamente".

E, na mesma entrevista: “Eu costumava ser o mais controvertido [líder]. Hoje, sou o mais popular. Não sei o que me fez mais feliz, realmente não sei. Gosto do confronto. Não acho que líderes devam agradar, eles devem conduzir. Ser líder não é estar por cima, ser líder é estar à frente”.