24.2.10

Onde estão as fotos históricas de Wolf Reich?


A memória coletiva precisa da generosidade individual para consolidar-se. Onde estão as fotografias da comunidade judaica carioca feitas por Wolf Reich antes da Segunda Guerra? O jornalista e escritor Alberto Dines as está buscando para mandar copiá-las, restaurá-las se for necessário, e montar um acervo onde elas serão exibidas com destaque. As fotos serão devolvidas imediatamente após a cópia e seus proprietários receberão todas as menções e todos os devidos agradecimentos públicos (informações podem ser transmitidas via Museu, telefones 2240-1598 e 2524-6451).

Reich, que chegou ao Brasil antes da Primeira Guerra, era, além de fotógrafo, exímio desenhista, uma figura conhecida na Praça XI dos anos 1930. Fotografava crianças, jovens, homens e mulheres, registrava casamentos, festas de bar mitzvah e eventos variados no restaurante Schneider, reduto dos imigrantes. Ia de casa em casa carregando seu pesado equipamento. Morava sozinho num quarto na rua Santana e vivia bêbado, recorda Dines, cujo pai, Israel, conseguiu que ele ocupasse o porão (rés-do-chão) da Sociedade Beneficiente Israelita, Relief, na rua Joaquim Palhares. Ali o fotógrafo fez um pequeno estúdio e montou o seu laboratório.

Dines acredita que a foto de Stefan Zweig com o Pão de Açucar ao fundo foi feita nesse estúdio, com um cenário pintado por Reich. O fotógrafo morreu louco num asilo e seu túmulo ainda não foi localizado.