25.11.10

Ahmadinejad não disse o que disse!

Não adianta explicar, explicar, explicar, explicar, tem gente que não quer entender mesmo! Em entrevista a um grupo de blogueiros que lhe são simpáticos, o Presidente Lula declarou ontem, sobre a posição de Mahmoud Ahmadinejad a respeito do Holocausto (que o iraniano negou reiteradamente): "Ele explicou que o que ele quis dizer, na verdade, era que morreram 70 milhões de pessoas na Segunda Guerra, e parece que só morreram judeus".


Os judeus são mesmo uns exagerados, diria um ouvinte ignorante ou desavisado...

Enquanto Lula fazia tais apreciações aparentemente banais, mas que embutem uma perversidade, a jornalista norte-americana Roxana Saberi era recebida na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Ela ficou presa por cem dias no Irã e agora anda pelo mundo em campanha contra o desrespeito aos direitos civis e humanos no país. Pediu para ser recebida pelo Presidente, mas não o foi; o tema Irã está blindado pela assessoria internacional do governo.

Por esse tipo de coisa é que a gente aplaude iniciativas como, entre outras, a da socióloga Helena Lewin,que está levando estudos do Holocausto aos professores das escolas do Estado do Rio.