12.10.09

Reformistas contra regulamentação no Kotel

Mulheres judias etíopes no Muro das Lamentações
Os judeus reformistas estão se mobilizando, no mundo todo, para tentar reverter a "regulamentação" da cerimônia em que a Agência Judaica (que promvoe a imigração para Israel) entrega as carteiras de identidade dos novos imigrantes no Kotel, o Muro das Lamentações, reconhecendo nesse espaço simbólico o direito à cidadania israelense de todo judeu que faz aliá.

A direção do Kotel, após cerimônia em que imigrantes etíopes manifestaram seu júbilo com cânticos e danças típicas, decidiu exigir a separação das famílias por gênero e proibir que a entrega dos documentos seja efetuada por mulheres.

O Movimento Reformista em Israel, liderado por Paula Edelstein - presidente do Conselho Diretor do Departamento de Aliá da Agência Judaica - quer que a Agência rejeite tal decisão, ou escolha outro espaço público, também significativo (como o Monte Scopus ou o Monte Herzl), para a cerimônia, que é um momento de alta voltagem emocional para os novos imigrantes.

A mobilização está ocorrendo por meio do envio de mensagens a Natan Sharansky (NatanSh@jafi.org)e Richie Pearlstone (Richiep@jafi.org), respectivamente presidente da Agência Judaica e do seu Conselho Diretor.