2.6.09

Zemer e a música klezmer

Está acontecendo há alguns anos um renascimento da música klezmer (aquela que era tocada pelos músicos judeus da Europa Oriental em festas, judaicas e não judaicas) nos EUA e na Europa.



Entre nós, quem entende tudo do assunto é Mauro Perelmann, diretor musical, arranjador e violonista do grupo Zemer.

Agora, estamos torcendo para que ele consiga levar o Zemer ao Festival Multiculutral de Nova Scotia, Canadá, no fim de junho. Reconhecidos por sua excelência, os músicos do grupo são os únicos convidados brasileiros ao Festival, mas ainda não conseguiram juntar os recursos para as sete passagens (a estadia é por conta dos organizadores). Pessoas físicas ou jurídicas que quiserem participar desse empreendimento cultural podem escrever para mailto:maupe@terra.com.br Vejam nos vídeos ao lado que a causa, além de boa, é um prazer para os ouvidos...

Nos EUA, o gênero foi extremamente popular até os anos 1950, quando pareceu sucumbir, junto com o idish, à avalanche do sionismo e da cultura hebraica. Mas o mundo gira, a lusitana roda, e o Klezmer Revival empolga cada vez mais gente. Até porque é uma música que não estagnou, como nos informa Mauro Perelman:

"A música klezmer se deixa influenciar, assim como acontecia na Europa, pelos estilos musicais vigentes, como jazz, rock e world beat. Nos EUA, podem se contar cerca de 200 instrumentistas e grupos de tendências diferentes. Não se pode esquecer a participação do violinista Itzchak Perlman num projeto que virou CD, vídeo e show ("In The Fiddler's House"), tocando com vários grupos do Klezmer Revival, e que contribui muito para a popularização do movimento.

Na Europa, o klezmer se desenvolve principalmente na Alemanha. Há pelo menos 25 grupos formados por não-judeus. Na Hungria, o Dy Naye Kapelye fez uma pesquisa de campo junto a ciganos da região que sobreviveram à Segunda Guerra, antes da qual tocavam com judeus, e há o Budapest Klezmer Band.

Na Áustria, aparecem o Frejlech - na contracapa de seu CD lê-se "Nós tocamos música klézmer não só por interesse musical, mas também para preservar uma parte da cultura ídish, que foi totalmente destruída por nossos pais" -, o Narishe Tantz ( trio de acordeom, clarinete e tuba) e o Ensemble Klesmer Wien. Na Holanda, existem cerca de 20 bandas, entre as quais a Amsterdam Klezmer Band e a "Ot Azoy". E há ainda bandas em países como França, Itália, Dinamarca, Suécia, Inglaterra e Argentina".