8.4.10

Mídia judaica italiana

[Notícia enviada por Norma Schipper]

Um jornal judaico italiano mensal está fazendo sucesso de público e crítica: é o "Pagine Ebraiche" (Páginas Judaicas), dirigido pelo jornalista Guido Vitale para a UCEI, União das Comunidades Judaicas Italianas. O grupo também tem uma newsletter diária e uma revista juvenil, "HaTikwa".

O projeto do jornal é alcançar a comunidade maior, mostrando a face cosmopolita e ampla do judaísmo na atualidade. "Pagine Ebraiche" (www.paginebraiche.it) traz ensaios, reportagens, entrevistas, editoriais, e seu primeiro número trouxe um artigo inédito de Primo Levi sobre o papel da imagem na elaboração das memórias.

A Itália, 62 milhões de habitantes, tem cerca de 30 mil judeus. Segundo Vitale, a cultura judaica interessa muito ao público italiano em geral, tanto que o jornal está nas bancas desde outubro, com uma tiragem de 30 mil exemplares.  A percepção que a sociedade italiana tem da minoria judaica é considerada um ponto vital e estratégico para o futuro do judaísmo no país. Foram necessários meses de conversa para que as diferentes comunidades judaicas chegassem a um acordo em torno de uma publicação nacional.

Dos 30 mil exemplares, 12 mil vão para famílias judias. Há também distribuição para líderes de opinião e políticos, e o restante se divide entre assinaturas e venda avulsa em bancas para um público amplo.