8.4.10

Torás em campos: verdadeiras ou falsas?

Sobreviventes de Buchenwald, campo na Alemanha liberado pelo Terceiro Exército norte-americano há 65 anos, em 11 de abril de 1945.

Um grupo chamado American Gathering of Jewish Holocaust Survivors and their Descendants [União Americana de Judeus Sobreviventes e Descendentes do Holocausto] está solicitando às autoridades do Estado de Maryland a investigação da venda de rolos da Torá pela fundação Save A Torah Inc, do rabino Menachem Youlus.

A fundação (que, como entidade filantrópica, é isenta de impostos) compra na Europa e restaura Torás alegadamente escritas antes da Segunda Guerra. As histórias de Youlus, porém, são difíceis de comprovar. Por exemplo, o rabino teria encontrado recentemente muitos dos rolos ainda enterrados no solo de antigos campos de concentração, como Buchenwald, o que a maioria dos especialistas afirma ser impossível.

O grupo que o acusa – e que representa 80 mil sobreviventes e descendentes – informa que a Save A Torah pode ter obtido financiamentos com base em argumentos no mínimo fantasiosos e, no limite, inteiramente falsos.