3.6.08

Holografische Pletzel, emoção do idish em instalação contemporânea



Instalação holográfica com imagens de pessoas que parecem interagir com o público, falando e cantando em idish. Uma imagem de menorá acesa e brilhante sempre presente no meio do saguão sobre um pedestal real. Isso é o que você pode ver em São Paulo até o próximo dia 19 de junho (no Centro de Cultura Judaica, Rua Oscar Freire, 2.500 - Sumaré - CEP 05409-012 - São Paulo, SP) A obra é do premiadíssimo artista Otávio Donasci, paulista, 53 anos, diretor de criação e de espetáculos multimídia e vídeo-performances apresentados em festivais no país e no exterior e criador, com o diretor Ricardo Karman, das Expedições Experimentais Multimídia (Viagem ao Centro da Terra e A Grande Viagem de Merlin), gigantescos espetáculos interativos envolvendo teatro, turismo e artes plásticas. Muito do que ele fez e faz está no site www.videocreatures.com


Como eu fiquei curiosa em entender de que maneira Donasci pensou a difícil síntese entre o high tech e uma língua milenar, ele explicou que o high tech para ele sempre esteve a serviço da emoção e não da tecnologia pela tecnologia. Por isso, ele nem se considera tão high tech assim, gosta de dizer que é low tech. E acrescentou:
"Usei minha linguagem processual de criação de performance e pedi pessoas específicas que falassem bem o idish. A generosidade e a espontaneidade delas, com idades e vivências diferentes fizeram o trabalho, apenas não atrapalhei suas expressões e extravasamentos de coração nessa língua que elas amavam e dominavam tão bem de modo vivo e coloquial... A instalação foi chamada de Pletzel (ou pletzele) por uma contribuição dessas pessoas, que me disseram que ali parecia uma pracinha onde os mais antigos se encontravam no Bom Retiro na década de 50 no fim da tarde, para descontraidamente fazer fofocas e colocar os assuntos em dia. Foi um privilégio poder conviver com essas pessoas e suas memórias maravilhosas,comoventes e engraçadas. Espero que todos possam sentir isso também.

O conjunto da obra de Donasci – que não é judeu, mas é fã de Mel Brooks, Woody Alen, os irmãos Zucher , Seinfeld e dezenas de outros humoristas judeus -- é grande. Ele é professor de Artes do Corpo da PUC-SP, onde também contribui para o estudo e o desenvolvimento da performance como arte independente. Suas últimas instalações multimídia, além da que está no CCJ, estão no no Sesc 24 de maio ("Cara do Brasil"), no Shopping Center Norte ("Ilha do Tesouro"). Até semana passada ele tinha um cenário inflável ("Cascata Arco Iris") na fachada do Conjunto Nacional, domingo teve um Carinhódromo (Penetrável performático interativo) no Conjunto Nacional apoiando a luta anti-Aids, e na próxima semana vai ter sua videoperformance com VideoCriatura apresentada no Sesc Pinheiros no Actamídia.