14.8.08

Os personagens no Brasil

Bóris Stycer rumou para os Estados Unidos no último navio, o S.S. Gordon, em 19 de maio de 1949, dez dias antes de Mao Tse Tung entrar em Xangai. Veio para o Rio de Janeiro em 1960, quando se casou com Sonia. O casal tem dois filhos e mora no Leblon.

Artur Marceli Gotesman embarcou para os Estados Unidos em setembro de 1946 e veio para o Rio de Janeiro em 1954. Trabalhou com importação e exportação e mora em Copacabana.

Gênia Rosenstein saiu de Xangai em junho de 1946 para a Austrália. Em 1960 veio para o Rio de Janeiro, onde se casou pela segunda vez, e trabalhou primeiro no Hias e depois na Universal Pictures. Como sua irmã, Mina Stark, mora no Flamengo.

Iossef Tekoa, depois de servir no Brasil, foi embaixador de Israel na União Soviética e nas Nações Unidas. Quando encerrou a carreira diplomática foi nomeado reitor da Universidade do Neguev. Morreu prematuramente.
Goya foi condenado a vários anos de prisão como criminoso de guerra.

Chiune (Sempo) Sugihara foi demitido pelo Ministério das Relações Exteriores japonês em 1947. Nos últimos anos surgiram versões de que ele era, na verdade, um agente secreto a serviço não se sabe bem se do próprio Japão, se da Polônia ou da União Soviética. A mais convincente e amplamente aceita, porém, continua sendo a de que era um jovem diplomata que agiu desinteressadamente, salvando judeus das mãos dos nazistas por puro sentimento de solidariedade. Em 1985foi proclamado “um dos justos entre as nações” pelo Iad Vashem. Morreu em 1986.

Jan Zwartendijk voltou para a Holanda depois que os soviéticos fecharam seu consulado. Morreu em 1976. O Iad Vashem o proclamou “um dos justos entre as nações” em 1997.

David Markus partiu de Xangai em 12 de dezembro de 1946 no navio francês André Lebon. Tentou entrar na Palestina do Mandato Britânico, sem sucesso. Veio para o Rio de Janeiro em 1951. De seu casamento com Lula Weigler nascemos eu e meu irmão, Paul. Foi redator e depois proprietário do jornal ídish fundado em 1929 Imprensa Israelita-Ídishe Presse, que saiu de circulação em 1988. Em 1955 fundou, na Rádio Mundial, o programa radiofônico diário A Voz Israelita, que foi ao ar até 1983 e no qual, no final da década de 1960, estudante de segundo grau, iniciei-me no jornalismo. Simultaneamente foi, durante décadas, correspondente dos jornais Maariv, de Tel Aviv, Jewish Chronicle, de Londres, e Forverts, de Nova York, assim como da Jewish Telegraphic Agency, de Nova York. Morreu em 27 de maio de 2000.