2.10.08

McCain favorito entre os ortodoxos

Embora a maioria dos judeus norte-americanos tradicionalmente prefira os candidates democratas aos republicanos (a proporção é de quatro por um, segundo estimativas divulgadas pelo jornal Forward), a Republic Jewish Coalition (RJC) consegue levantar mais fundos que o National Jewish Democratic Council (NJDC). As duas organizações, criadas na década de 1980, não são obrigadas a declarar tudo o que arrecadam nem a identificar seus doadores, mas sabe-se que os judeus republicanos são financiadores mais generosos, como Sheldon Adelson, o bilionário dono de cassinos. De acordo com algumas fontes, a RJC arrecadou 4,5 milhões de dólares em 2006, contra 1,3 milhão da NJDC. A disparidade teria diminuído em 2008, mas ainda não há números finais disponíveis.

Entre os ortodoxos, John McCain é o franco favorito em relação a Barack Obama (78% contra 13%), segundo uma pesquisa do American Jewish Committee (mais detalhes em artigo de Eric Fingerhut no www.blogs.jta.org/politics). Segundo um pesquisador de opinião pública ligado ao Partido Democrata, Mark Mellman, os ortodoxos estão mais preocupados com Israel que os demais eleitores judeus, entre outras razões porque a maioria deles têm filhos ou outros familiares que emigraram para o país, e sentem mais confiança em McCain para defender os israelenses.

Um dos anúncios republicanos tem como título “Assessores de Barack Obama: pró-palestinos, anti-Israel, hostis à América”. O NJDC lançou, em Rosh Hashaná, uma a mensagem intitulada “A New Year, a New Direction” [Ano Novo, Nova Direção] afirmando que “Barack Obama está comprometido com a segurança e a proteção de Israel” e lembrando que o Senador co-patrocinou o Ato anti-terrorismo palestino e conclamou a União Européia a acrescentar o Hezbolá à sua lista de organizações terroristas.

Há mais, porém. Os ortodoxos, aponta Mellman, rejeitam a retórica liberal da maioria dos democratas em assuntos ligados a comportamento. E, num país que teve na escola pública universal e gratuita um dos pilares da sua democracia, outro ponto apreciado pelos ortodoxos, cujas famílias são maiores, é a defesa que os republicanos fazem de um sistema de compensação patrocinado pelos cofres públicos (créditos fiscais, por exemplo) para as crianças que freqüentam escolas religiosas privadas.

A batalha por corações e mentes tende a aumentar até a eleição e valem todas as imagens para dar ênfase às idéias. Mas a RJC reagiu com indignação ao comentário, feito pelo deputado democrata Alcee Hastings, de que os judeus devem desconfiar da candidata a vice-presidente pelo Partido Republicano, Sarah Palin, porque “qualquer pessoa que carrega armas e arranca a pele de alces não se importa muito com o que fazem com judeus e negros”. Hastings, que é negro, fez o comentário durante a conferência anual do NJDC, referindo-se ao fato de Palin orgulhar-se de ser uma exímia caçadora, de família de caçadores.