29.8.09

Candelabro "Lindo"


O Museu Judaico de Londres, que vai reabrir em 2010 após uma reforma que custou 10 milhões de libras, terá novidades, entre elas instalações mais amplas para mostrar a vida cotidiana dos judeus na Grã Bretanha ao longo dos séculos e novas salas sobre os refugiados do nazismo, inclusive os kindertransport (que salvaram 10 mil crianças na Segunda Guerra ao permitir que elas chegassem de trem ao país).

Nessa reta final, o Museu também está próximo de se tornar o proprietário da “Lindo Lamp”, uma hanukiá de prata do século 18, a mais antiga do país, e que foi exibida por empréstimo nos últimos 70 anos. A peça vale 300 mil libras e 250 mil já foram arrecadadas entre fundos públicos e instituições filantrópicas para a compra. Espera-se que as restantes 50 mil libras venham de doadores privados.

A hanukiá foi encomendada em 1709, para o casamento de Elias Lindo e Rachel Lopes Ferreira. A família Lindo foi uma das mais importantes da comunidade sefaradi ibérica que encontrou asilo na Inglaterra e uma das fundadoras da Sinagoga Bevis Marks, em 1701. O pai de Elias, Isaac Lindo (1638-1712), fugiu da Inquisição nas Ilhas Canárias e se estabeleceu em Londres em 1670.