9.12.09

Torá escrita em público


Durante um ano, Julie Seltzer, soferet (escriba profissional), vai escrever um rolo da Torá, o mais importante objeto ritual do judaísmo, em público, no Museu Judaico Contemporâneo de São Francisco. A tarefa começou em outubro e termina no outono de 2010: em 62 folhas, 248 colunas e 10.416 linhas, a moça vai escrever 304.805 letras – daí o nome do projeto: “As it is written: Project 304.805 (The Torah Project)”.

Tradicionalmente, a Torá era escrita por homens e privadamente. A soferet não só vai trabalhar numa galeria do Museu, mantendo uma espécie de “exposição em progresso” aberta ao olhar do público, mas responderá a perguntas em sessões especiais e compartilhará informações sobre seu trabalho. O Museu é a primeira instituição pública do mundo a mostrar o processo de escrita da Torá. Os meios, como o bico de pena e o pergaminho, continuam os mesmos que eram há milênios.

Em torno da atividade da escriba, o Museu apresenta outras exposições sobre distintos aspectos da Torá (como objeto histórico, objeto ritual e tradicional), além de obras de artistas contemporâneos e exemplos da ornamentação da Torá ao longo dos tempos.

As reflexões de Julie sobre seu processo de trabalho e conteúdo do que escreve  estão no seu blog: clique aqui para ler.