11.12.10

Há muitas noites na noite de Tendler e Gullar

A videoinstalação Há muitas noites na noite, do cineasta Silvio Tendler, em cartaz no Oi Futuro de Ipanema, foi prorrogada até 30 de janeiro de 2011. O projeto é uma homenagem ao Poema sujo, a polêmica obra do premiado escritor e ensaísta Ferreira Gullar, um dos fundadores do neoconcretismo, que completou 80 anos no último dia 10 de setembro.

 
No espaço, o cineasta concebeu um café literário, que funciona como work in progress para os dois próximos projetos de Tendler, que incluem o desafio de levar o projeto homônimo para a TV e para o cinema. Inaugurada no dia 7 de novembro, a mostra conta com sessões especiais, nas quais atores caracterizados de garçons passeiam performaticamente entre as mesas, recitando poesias e oferecendo um cardápio literário. Maria Bethânia, Osmar Prado, Zeca Baleiro, Ziraldo, Walter Carvalho, Amir Haddad, Camila Pitanga, Zuenir Ventura, Edu Lobo e Alcione são algumas das personalidades que fizeram a leitura dos poemas exibidos na exposição.
 

Neste ano, em comemoração aos 80 anos, Gullar lançou um novo livro de poemas, Em alguma parte alguma, depois de 11 anos desde a edição de Muitas vozes, em 1999, pela editora José Olympio. Além disso, publicou Zoologia bizarra, um livro com suas colagens a ser lançado pela Casa da Palavra.